Modelo híbrido: porque adotamos e dicas para aproveitá-lo ao máximo!
Modelo híbrido: porque adotamos e dicas para aproveitá-lo ao máximo!

Entendendo e abraçando as mudanças do mundo e consequentemente, em como trabalhamos, o nosso modelo de trabalho mudou e essa escolha tem alguns motivos.
Por um lado, compreendemos que as necessidades se transformaram e que a relação entre custo e deslocamento precisa fazer sentidos para todos e por isso, seguiremos sendo remoto-primeiro. No entanto, fica cada vez mais evidente o quanto precisamos de contato e de olho no olho para fortalecer as nossas relações e nos unir ainda mais como time. Afinal, assim como as árvores, crescemos quando estamos juntos.
Assim, nosso novo modelo é o híbrido: na maior parte do tempo seguiremos remotos, porém teremos encontros presenciais todo mês, exceto para o time de tecnologia que se encontra majoritariamente fora do Rio. Para saber mais sobre esse modelo, convidamos Vanessa Braga, head de Gente.
Por que adotamos esse modelo?
“Nós sentimos, que no ano passado a interação fez falta. Partindo disso, olhamos mercado, pesquisas e buscamos entender o que seria melhor para nossa realidade e geraria mais impacto em 2 pilares: Cultura e Resultado.
Sabemos que ferramentas como Slack e Google Meet vieram para ficar, mas transmitir emoções virtualmente é um desafio e nada supera o olho no olho para promover comunicações mais empáticas, fundamentais para fortelecer nossas relações e cultura.
Além disso, precisamos melhorar nossa capacidade de agir como time, isto é, resolver problemas com agilidade, empoderar decisões, enfim, coisas que fluem com mais facilidade quando a gente trabalha junto, lado a lado.
Queremos construir esse caminho preservando nossa flexibilidade que é muito positiva, mas, ao mesmo tempo, garantindo mais momentos enriquecedores de interação.”
Quais são as vantagens do modelo híbrido?
A ideia é estarmos próximos, termos mais contato com o que o outro está fazendo no dia a dia. Você pode contribuir com alguém ali na hora, só porque sentou do lado daquela pessoa no dia e viu o que ela estava fazendo, pode pedir ajuda de alguém que está passando pela mesa que você está, pedir opiniões para pessoas de outras áreas.
Um exemplo: tem um documento que fica indo e voltando para ajustes e revisões? Senta do lado da pessoa e rapidinho vocês conseguem construir coletivamente uma solução.
Essa proximidade e facilidade são grandes vantagens desse modelo.
Alguma dica para quem for ao escritório? (Aqui pode falar sobre aproveitar a companhia para trabalhar junto, tentar resolver já ali direto, etc.)
Aproveitem esses momentos para trabalharem juntos, a ideia não é fazer reuniões expositivas, ou momentos de descompressão, pelo contrário! Nesses dias, agendem o mínimo de reuniões possíveis.
Usem esses dias para se sentar tanto ao lado de pessoas que estão envolvidos diretamente com o trabalho de vocês, quanto de pessoas que não estão envolvidas, mas que podem contribuir.
Não se limite a mesma mesa, passe algumas horas com uma pessoa, depois sente perto de outra. Isso pode ajudar a destravar um detalhe de um planejamento, uma dica de uma fórmula numa planilha ou uma sugestão em uma apresentação pode agilizar muito suas entregas.
Queremos gerar momentos de trabalho coletivo que estimulem relações de confiança, que gerem empoderamento para agir em soluções rápidas que impactem nossos clientes e o negócio e que principalmente fortaleça nossa cultura para semearmos juntos.
Para finalizar, temos mais alguma mudança vindo aí?
Não foi somente o nosso modelo de trabalho que passou por mudanças, como já dissemos em outros momentos, nossa cultura também se transformou. Ainda não podemos dar muitas informações sobre, mas trouxemos um pequeno spoiler do que vem por aí:
Semeamos juntas, juntos e juntes
Nossa cultura celebra o coletivo, fomenta a colaboração, a inclusão e a diversidade.
Somos solícitos, construímos soluções a muitas mãos e buscamos contribuições de outras áreas, afinal, a diversidade de histórias, visões e expertises nos fortalecem.
Somos um time e precisamos uns dos outros, afinal, terão momentos em que você também vai precisar de ajuda, por isso, construa relacionamentos colaborativos, peça ajuda e ofereça ajuda.
Assim, mais do que um dia de trabalho, nossos encontros são momentos de união, felicidade e apoio coletivo. Incentivamos muito que todos que possam ir, ainda que não seja obrigatório, venham até o nosso escritório, até para se aproximar mais da nossa missão, ver os desenhos que os alunos que passaram deixaram por lá, ler os bilhetinhos que o time escreveu, interagir com times que não fazem parte da nossa rotina e entender assim, porque é que ser árvore é bom demais.